Aluna de enfermagem de Espigão do Oeste Rondônia e destaque nacional e conta como Projeto ajudou a entender comportamento de usuário

Professora do projeto enfermeira Zilda Jucilane Bordinhão
Professora do projeto enfermeira Zilda Jucilane Bordinhão

Os conceitos do Projeto Caminhos do Cuidado vêm transformando sentimentos de trabalhadores da saúde primária pela compreensão de comportamentos e atitudes de usuários. É o que conta uma agente comunitária de saúde (ACS) de Rondônia, em vídeo, compartilhado pela tutora de sua turma, a enfermeira Zilda Jucilane Bordinhão.

A ACS relata que a formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas do Projeto Caminhos do Cuidado mudou seu sentimento em relação a seu vizinho, dependente de álcool. Ela conta que ele chegou a ameaçá-la, e isso marcou muito sua vida, porque estava grávida, e não suportava mais as ofensas dele, todas as vezes que chegava em casa.

Ela gravou um vídeo falando sobre esse sentimento e contando como voltou a falar com o vizinho passados muitos anos. Hoje, a ACS diz se sentir feliz por ter entendido a situação dele e segue ajudando-o.

O trabalho de dispersão da agente comunitária de saúde foi feito com um questionário, no qual seu vizinho contava o porquê havia se tornado dependente.

Fonte: CaminhosDoCuidado

Verifique também

Vereador Professor Hermes solicitou junto ao Prefeito Wéliton a prorrogação do prazo de requerimento para isenção do IPTU para pessoas acima de 60 anos

O Vereador Professor Hermes (PROS) solicitou ao Poder Executivo, com ofício enviado nesta segunda-feira (19), …