O vereador Darci Kischener como o idealizador da federalização da RO 387 participou do encontro.
Nesta sexta feira 10, aconteceu no auditório do Centro Garganellos localizado na Unimat em Aripuanã a audiência pública solicitada pelo deputado estadual do MT, Oscar Bezerra que apresentou como tema: Infraestrutura, logística, desenvolvimento econômico de Aripuanã. Participaram da audiência pública em Aripuanã o governador do Mato Grosso Pedro Taques, os deputados federais: Valtenir Pereira, Vitório Galo, Nilson Leitão, deputados estaduais, prefeitos dos 05 municípios que compõem o Noroeste do Mato Grosso, vereadores, membros do Judiciário, Ministério Público, secretários de estado, empresários, entre eles Gilmar Cacheta supervisor do grupo Votorantim que esta investindo R$ 700 milhões na região em um projeto de exploração de minérios (Zinco, chumbo e cobre) que ira gerar um total de 2000 empregos na primeira fase do projeto.
Audiência pública e seus atores
As autoridades atenderam ao chamado dos setores produtivos do Mato Grosso.
O município de Espigão do Oeste esteve presente ao encontro com o presidente da câmara Darci Kischener que representou o prefeito municipal, Célio Renato, e o empresário Wilson Turatti que falou em nome da classe empresarial de Espigão. O tema principal da audiência pública foi à interligação dos municípios do Noroeste do Mato Grosso que na sua maioria estão isolados dos grandes centros do estado. O secretário de infraestrutura do governo explanou sobre as metas do governo Pedro Taques para suprir essa lacuna. Segundo o secretário Marcos não é possível que o município de Rondolandia não tenha acesso a capital Cuiabá através do Mato Grosso.
“Qualquer assunto que precisa ser tratado na capital, às autoridades e cidadãos de Rondolandia precisam vir por Rondônia, pois o município não tem um acesso seguro até capital Cuiabá, o governador tem o compromisso de resolver essa situação”.
Por sua vez o deputado Oscar Bezerra confirmou que já se encontra tramitando na assembleia um projeto de sua autoria para estadualizar a MT 313 entre Rondolandia/Conservan, interligando a MT 208 até Aripuanã. A única via de acesso que existe hoje é mantida por empresários através do Condomínio Aprovale que faz a manutenção de um grande trecho da estrada que dá acesso aos dois municípios. Com a estadualização da MT 313 o governo ira administrar a estrada e assim fazer as melhorias necessárias para interligar todo o Noroeste do Mato Grosso.
As vantagens da estadualização da MT 313 para o Noroeste do Mato Grosso.
O prefeito de Aripuanã, Edmilson Faitha cobrou do governador a estadualização da MT 313.
A região Noroeste do Mato Grosso é muito rica, apresentando um potencial imenso na produção de madeira, gado, minérios e agora o plantio de grãos. Porém o grande Gargalo que tira o sono da classe empresarial é a falta de estrada para escoar toda essa riqueza para os grandes centros.
“A falta de logística é que esta nos matando hoje”. Afirmou um empresário durante a audiência pública.
Os produtos para exportação percorrem 700 km de estradas de terra até próximo a Cuiabá depois seguem por milhares de km até chegar ao porto de Paranaguá. “A logística fica complicada, pois o encarecimento do frete desestimula essa operação”. Questionaram os empresários. Todos foram unânimes em apontar a saída pelo Pacifico como a melhor solução pelo encurtamento do trajeto até aos portos de embarque. “Mas para isso acontecer é preciso que todo o Noroeste esteja interligado por boas estradas”. Afirmou o prefeito de Aripuana, Edmilson L. Faitha que também é empresário.
A logística para o Calcário
O calcário de Rondônia foi defendido pelo vereador Darci e o empresário Wilson Turatti
Outra questão que foi debatida pelo setor empresarial foi sobre o calcário que é de vital importância na região para a recuperação das pastagens e na emergente produção de grãos. A produção de calcário no Mato Grosso é na região de Nobres que fica a quase 650 km de distancia de Aripuanã por estradas de chão. Uma distancia considerável que pode inviabilizar a logística para muitos produtores.
A solução apontada na reunião pelo presidente da câmara de Espigão do Oeste, Darci Kischener foi à aquisição do calcário na usina Félix Freire no município de Espigão do Oeste/Pimenta Bueno.
“Com a estadualização da MT 313 pelo governo do Mato Grosso esse mineral poderá ser escoado pela RO 387 até a divisa e depois seguir até a MT 313 diminuindo a distancia e barateando o frete”. Declarou o vereador Darci Kischener que em conversa reservada com o governador Pedro Taques explanou sobre essa viabilidade para os dois estados.
Pioneiro no projeto de interligação de RO/MT
Tanto o prefeito Faitha como secretário Marcelo destacaram a atuação do vereador Darci Kischener.
O presidente da câmara, Darci Kischener foi enaltecido várias vezes durante a audiência pública pela sua iniciativa pioneira em buscar o entendimento entre as autoridades de Rondônia e Mato Grosso para essa interligação do Noroeste do Estado com o Estado de Rondônia através da RO 387. O deputado Oscar Bezerra que foi o propositor da audiência pública destacou a iniciativa do vereador que praticamente deu o pontapé inicial para esse trabalho que estão desenvolvendo agora.
“A semente que surgiu com a iniciativa do vereador Darci e dos empresários de Espigão do Oeste em buscar essa interligação, acendeu uma luz para nortear a nossa luta nesse mesmo objetivo”. Afirmou o parlamentar.
No mesmo raciocínio o prefeito de Aripuanã destacou o trabalho da comitiva de Espigão do Oeste que visitou o município de Aripuanã para trazer essa proposta como fundamental para mobilizar as autoridades do Mato Grosso para essa necessidade. “Quero aqui parabenizar o vereador Darci Kischener pela sua iniciativa nesse sentido”. Afirmou Faitha que citou a visita da comitiva de Espigão ao município de Aripuanã e posteriormente a realização de uma grande audiência pública em Espigão do Oeste com as presenças do Governador Confúcio Moura, senadores de Rondônia, deputados federais e estaduais de Rondônia e Mato Grosso, Prefeitos, vereadores e empresários. “Foi um trabalho muito importante que vocês iniciaram vereador Darci e que agora já começa a dar os primeiros frutos desse entendimento”. Finalizou Faitha.
O interesse pelo calcário mobiliza o setor empresarial
O Governador Pedro Taques ouviu as explanações dos representantes de Espigão.
Após a audiência pública o vereador Darci Kischener e o empresário Wilson Turatti se reuniram com o governador Pedro Taques e os empresários da região para explanar as viabilidades de uma rota para o transporte de calcário da usina Félix Freira para as propriedades da região. O empresário Wilson Turatti citou para os demais que ele já vem fazendo esse trabalho na recuperação das pastagens com a utilização do calcário de Rondônia em suas propriedades na região.
“Boa parte das minhas pastagens já fizemos a recuperação trazendo o calcário de Espigão para cá”. Afirmou o empresário Wilson Turatti.
Com as melhorias que poderão ser feitas na RO 387 e a garantia da estadualização da MT 313 essa rota poderá ser usada tranquilamente para trazer o calcário para todo o Noroeste do Mato Grosso e assim atender a grande demanda que começa a surgir nessa região. “Confirmando esse projeto por parte das autoridades do Mato Grosso, vamos mobilizar a classe política de Rondônia para que o governo aqui também faça a sua parte e assim abra um corredor por onde poderá circular o calcário para o Mato Grosso e em contrapartida o estado vizinho poderá usar essa rota como passagem para escoar sua produção para os grandes centros do nosso estado”. Afirmou Darci Kischener.
Fonte: Luizinho Carvalho/Sociólogo