As Eleições municipais deste anos em Espigão do Oeste, estão movimentando os bastidores da politica, partidos buscam coligações, pré-candidatos buscam apoio de eleitores para se lançarem ao pleito, conversa de bastidores indicam os favoritos ou não para se elegerem.
Dentre as movimentações, muitas duvidas permanecem, na manhã desta quarta-feira 06/07 a reportagem do Romiporã FM, procurou o chefe de cartório local José Barbosa o qual em entrevista sanou algumas dúvidas e questionamentos do que deve ou não deve fazer antes do dia 15 de agosto onde começara as campanhas para as eleições municipais.
Barbosa explicou que as principais alterações nas regras para as eleições estão relacionadas aos prazos para registro de candidatura e filiação partidária, que antes eram realizadas até o dia 05 de julho, antecedidas pelas convenções dos partidos. “Agora, as convenções partidárias poderão ser realizadas a partir do dia 20 de julho até 05 de agosto, e os pedidos de registro de candidatura se encerram no dia 15 de agosto”, destacou.
De acordo com o chefe de cartório Barbosa, anteriormente, o período de filiação partidária para pessoas que tenham intenção de se candidatar a algum cargo eletivo era de um ano. Atualmente, este prazo foi reduzido para seis meses. “A pessoa interessada em se candidatar tem que estar filiada em um partido desde o dia 02 de abril onde se encerrou o prazo vigente para concorrer às eleições 2016”, afirmou.
No entanto, para ser candidato, a pessoa precisa ter domicílio eleitoral no município por pelo menos um ano. Para registrar a candidatura, o interessado deverá entregar toda a documentação necessária até o dia 15 de agosto. “ O pretenso candidato vai ter até as 19 horas do dia 15/08 para entregar aqui no cartório todos os requerimentos de registro de candidatura, mais o certo será entrega antes do ultimo dia pois se houver algum erro entregando no ultimo dia sua candidatura poderá ser embargada por não haver tempo para regulamentar o processo que serão finalizados pelas pessoas competentes para isto”, confirmou.
Neste mês de julho o cartório realizará uma reunião com todos os presidentes d partidos onde passará todas as normas e regras a serem seguidas neste eleições.
Ouça a entrevista aqui: