sexta-feira, março 5, 2021

Chefe do cartório eleitoral José Barbosa fala sobre eleições 2016 em Espigão do Oeste

justicaeleitoralAs Eleições municipais deste anos em  Espigão  do Oeste,  estão movimentando  os  bastidores da  politica,  partidos  buscam  coligações, pré-candidatos buscam apoio de eleitores para se lançarem  ao pleito,  conversa  de bastidores indicam  os favoritos  ou não  para  se  elegerem.

Dentre as movimentações, muitas  duvidas  permanecem,  na manhã  desta  quarta-feira 06/07  a  reportagem do Romiporã FM,  procurou o chefe de  cartório  local José  Barbosa o  qual  em  entrevista  sanou  algumas  dúvidas e  questionamentos  do  que deve ou não deve fazer antes  do dia  15  de  agosto onde  começara  as campanhas para as eleições municipais.

Barbosa explicou que as principais alterações nas regras para as eleições estão relacionadas aos prazos para registro de candidatura e filiação partidária, que antes eram realizadas até o dia 05 de julho, antecedidas pelas convenções dos partidos. “Agora, as convenções partidárias poderão ser realizadas a partir do dia 20 de julho até 05 de agosto, e os pedidos de registro de candidatura se encerram no dia 15 de agosto”, destacou.

De acordo com o  chefe de  cartório Barbosa, anteriormente, o período de filiação partidária para pessoas que tenham intenção de se candidatar a algum cargo eletivo era de um ano. Atualmente, este prazo foi reduzido para seis meses. “A pessoa interessada em se candidatar tem que estar filiada em um partido desde o dia 02 de abril onde  se  encerrou o prazo vigente para concorrer às eleições  2016”, afirmou.

No entanto, para ser candidato, a pessoa precisa ter domicílio eleitoral no município por pelo menos um ano. Para registrar a candidatura, o interessado deverá entregar toda a documentação necessária até o dia 15 de agosto. “ O pretenso candidato vai ter até as 19 horas do dia 15/08 para entregar aqui no cartório todos os requerimentos de registro de candidatura, mais o certo  será  entrega  antes  do ultimo  dia pois se  houver  algum  erro entregando no ultimo  dia  sua  candidatura  poderá  ser  embargada por não  haver tempo para regulamentar o processo que serão finalizados pelas pessoas competentes para isto”, confirmou.

Neste mês de julho o cartório realizará  uma  reunião  com  todos  os  presidentes d partidos  onde  passará  todas  as  normas  e regras  a  serem seguidas neste  eleições.

Ouça  a  entrevista  aqui:

Fonte: Evisson/RomiporãFM

 

Verifique também

Em Vilhena, homem leva tiro após revelar desejo de transar com mulher de amigo

Um homem foi baleado durante uma discussão motivada por ciúmes na noite deste domingo, 21 …