segunda-feira, março 8, 2021

Conheça o robô que tem mais de 100 motores e é capaz até mesmo de suar

27095053670015-t1200x480
Se a literatura de ficção científica está farta de exemplos robóticos capazes de nos imitar, a vida real segue um caminho bastante semelhante. Prova disso é o robô Kengoro, criado pelo JSK Lab, da Universidade de Tóquio, no Japão, que utiliza é forte, resistente, utiliza mais de 100 motores e é capaz até mesmo de suar.

Isso mesmo, da mesma forma que os seres humanos, o Kengoro utiliza a transpiração para regular a sua temperatura. Os pesquisadores responsáveis pela criação do robô notaram que os seus motores esquentavam muito durante a utilização, então, pensaram em um sistema diferenciado para manter tudo frio.


Os “ossos” do Kengoro são preenchidos com um líquido refrigerante que é liberado aos poucos conforme as coisas começam a esquentar, basicamente o mesmo processo realizado pelos humanos. O líquido escorre pelas peças do robô, que foram especialmente remodeladas com pequenas aberturas a fim de que o “suor” entre em todos os cantos, e evapora, reduzindo a temperatura e evitando que ele superaqueça.

De acordo com os cientistas japoneses, o novo método se mostrou incrivelmente eficaz, apresentando resultados até três vezes melhores do que o sistema de ar passivo até então utilizado por eles para manter a sua criação funcionando sem grandes problemas.

Verifique também

Em Vilhena, homem leva tiro após revelar desejo de transar com mulher de amigo

Um homem foi baleado durante uma discussão motivada por ciúmes na noite deste domingo, 21 …