Empresa BMC investe na segurança de seus colaboradores

Atuando na prevenção, a empresa prioriza a capacitação de seu pessoal.

BMC_Minério-1-620x330Para ampliar a segurança de seus colaboradores, foi realizado em setembro o primeiro treinamento para a implantação do Sistema Integrado da BMC de gestão segurança, saúde e meio ambiente. O sistema integrado é a maneira escolhida pela BMC para gerenciar a segurança das pessoas no trabalho, diminuindo os riscos de acidentes em suas atividades do dia a dia.

“O sistema integrado adotado pela empresa BMG tende a minimizar os riscos de acidentes desde os mais simples como uma torção de pé até situações mais graves que podem envolver a vida de um funcionário”. Comentou Valfrido Araujo Feitosa que é o responsável pela área de segurança no trabalho da BMC.

Dentro do sistema integrado também estão previstas ações para minimizar e evitar os impactos ambientais nas operações da BMC.

bmc_minerio-2

Para a implantação do sistema integrado de gestão de segurança, a empresa contratou o consultor Carlos Luiz R. Ribeiro da empresa Prevent. Carlos Luiz é do estado da Bahia e possui mais de 20 anos de experiência no ramo de Mineração. Todos os diretores e líderes da empresa BMC foram convocados a participar dos dois dias iniciais de treinamento em sala, graças à parceria da Câmara Municipal de Espigão do Oeste que cedeu suas dependências para a realização do evento.

Nos dois últimos dias foram feitos os treinamentos em campo, onde todos puderam testar na prática como o sistema integrado irá funcionar. 

O sistema proposto pela Prevent é bastante dinâmico, pois não foca no passado contando apenas os dias sem acidentes em uma área da empresa. Ele olha para o futuro e, através das interações diárias de segurança onde todos participam vai descobrindo não as conformidades, corrigindo pequenas falhas e aperfeiçoando atitudes e procedimentos na realização das tarefas.

bmc_minerio-3

“Temos que entender que, quando se trata de segurança o trabalho nunca acaba e sempre há o que melhorar, o sistema é inclusivo, pois todos participam diariamente e a segurança passa a ser responsabilidade de cada um, não apenas dos técnicos.” diz Carlos Luiz R. Ribeiro, consultor da empresa Prevent.

O sistema funciona baseado nas chamadas “interações de segurança” onde os colaboradores observam e interagem uns com os outros, avaliando seus comportamentos de risco e entendendo suas causas para assim poderem corrigi-las.

“Para nós, este sistema de segurança “Caiu como Luva”, porque além de focar na redução de acidentes, também estimula o relacionamento respeitoso entre todos na empresa o que reforça os nossos valores: o respeito o relacionamento e a prosperidade, porque obviamente, evitar acidentes também faz com que a empresa e todos possam prosperar”. Comentou Glória Stange, da equipe de Relacionamento Comunitário, que também ajuda a cuidar da área de treinamentos da empresa BMC.

Fonte: EspigãoNews

Verifique também

Polícia Militar apreende droga em Espigão D’Oeste que chegava pelo Correio

A Polícia Militar efetuou uma operação na agência dos Correios, no município de Espigão D’Oeste …