Home / Destaque / Projeto do deputado Cirone Deiró coloca Caminhada Passos que Salvam no calendário oficial do estado

Projeto do deputado Cirone Deiró coloca Caminhada Passos que Salvam no calendário oficial do estado


Projeto busca aumentar a mobilização da sociedade e divulgar os sintomas que podem levar ao diagnóstico precoce do câncer nas crianças ou adolescentes.


Aprovado projeto de Lei de autoria do deputado Cirone Deiró que institui no calendário oficial do estado, o último domingo do mês de novembro, para a realização da Caminhada Passos que Salvam. Na justificativa do projeto, o parlamentar explicou que a proposta nasceu da necessidade de aumentar a participação dos municípios rondonienses nessa singular ação de conscientização e prevenção do câncer entre as crianças e adolescentes. A Caminhada Passos que Salvam é coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos- Hospital de Amor e busca esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o deputado Cirone Deiró, nos Estados Unidos os índices de cura para o tratamento do câncer infanto juvenil chegam a 95%, enquanto que no Brasil, é de pouco mais de 50%. “Acredito que a aprovação deste projeto pode aumentar a visibilidade desta importante ação que tem o propósito de despertar na sociedade rondoniense maior interesse por conhecer os sintomas que podem contribuir com o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil”, alertou.

Cirone ainda lembrou que todo município que aderir a Caminhada Passos que Salvam ganha também o direito de capacitar um profissional médico que terá a missão de avaliar as crianças que apresentarem os primeiros sinais e sintomas do câncer. Segundo ele, este profissional terá acesso direto à equipe médica do Hospital de Amor para o envio de exames e discussão de casos para que haja agilidade no início do tratamento. “Ou seja, o município ganha um profissional que passa ser referência no diagnóstico precoce do câncer”, afirmou.

Durante a Caminhada Passos que Salvam são realizadas a distribuição de folders apresentando os sinais e sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença. Segundo os organizadores da ação, crianças e adolescentes com câncer chegam com a doença em estágio avançado por desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos. Ou ainda pela semelhança dos sinais e sintomas com doenças comuns na infância. “Essa realidade exige dos pais, professores, familiares e profissionais da saúde um maior conhecimento acerca do câncer, pois isso é determinante para o diagnóstico rápido e seguro”, advertiu o deputado Cirone.

Além do envio das crianças mais cedo para tratamento, dando oportunidade de vida aos pacientes, a mobilização para a caminhada também serve para a captação de recursos por meio da venda dos kits. Esses recursos são usados para fortalecer a pesquisa clínica relacionada aos tumores. Além de oferecer uma segunda chance de tratamento com novas drogas para pacientes com recaída ou em progressão de doença, e fortalecido a área de pesquisas de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, tratamento geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura.

Como organizar e participar da Caminhada Passos que Salvam 

Todo o material de divulgação é único, ou seja, os vídeos, spots e o modelo do folder são produzidos pela equipe do Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos) e enviado para ser utilizado e veiculado no nos municípios. As vendas dos kits são de responsabilidade do coordenador local da campanha que prestará contas ao Hospital de Amor. O município que tiver interesse em participar da caminhada “Passos que Salvam” deve entrar em contato com a coordenação nacional do evento pelo site: https://www.hcancerbarretos.com.br/passosquesalvam/

Fonte: ALE/RO

Verifique também

Casal sai ileso ao cair com carro em ponte próximo ao distrito do Pacarana na RO 387

Na manhã desta terça-feira 05/11 um jovem casal, Elvia Borges cabeleireira e Mariano seu esposo …