quinta-feira, maio 6, 2021

Reintegração de Posse: Justiça determina a retirada de famílias no terreno da prefeitura

DSC0010-620x330A reintegração de posse aconteceu na manhã desta terça no bairro Vista Alegre.

As sete famílias que se encontravam morando de maneira irregular em um terreno a beira do córrego que corta o bairro Vista Alegre foram retiradas do local por força de ordem judicial cumprida pela Oficial de Justiça com o apoio da Policia Militar.

Logo pela manhã o ambiente era de muita apreensão por parte dos moradores que já haviam sido avisados da ordem de reintegração de posse a favor da prefeitura.

Com a chegada da oficial de justiça com as notificações para os moradores e a presença do pelotão da Policia Militar uma rodada de negociação foi iniciada pelo comandante da operação, o Capitão PM Tiago.

_DSC0014

Após um tempo de deliberação os moradores acabaram cedendo e aceitando a retirada do local. Com a ajuda de operários e caminhões da prefeitura, os poucos pertences foram sendo retirados dos casebres e embarcados nos veículos de apoio.

Alguns moradores optaram por deixar seus pertences junto à casa de amigos que moram próximo ao local.

Por volta das 13 horas às famílias que insistiam em permanecer no local desde os meados de outubro de 2015 foram retiradas do local juntamente com todos os seus pertences e as moradias (barracos feitos com lona e resto de madeira) foram desmontados pelos funcionários da prefeitura e embarcados nos caminhões de apoio.

_DSC0013

Ninguém que vive em uma sociedade e respeita as regras, é a favor de invasão ou qualquer outra atitude de usurpação, mas a pergunta que fica agora é o que vai acontecer daqui pra frente com esses cidadãos brasileiros sem teto? A prefeitura vai fazer o acompanhamento social e psicológico a essas pessoas?

Elas serão encaminhadas para algum projeto social do governo?

Essas crianças terão um acompanhamento especial por parte do poder público? Enfim a reintegração foi cumprida, tudo dentro da lei, mas e agora em diante o poder público vai dar continuidade para solucionar o problema dessas famílias ou vai fazer como Pilatos: Lavar as Mãos?

Ironia ou Paradoxo?

Uma ironia ou um paradoxo durante o trabalho de retirada dos ocupantes da área, a prefeitura se utilizou de um caminhão caçamba que foi adquirido junto ao Governo Federal através do Plano de Aceleração e Crescimento PAC 2 que veio através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA para atender o setor da agricultura familiar do município de Espigão do Oeste. O caminhão MB cor branca placas NCN 33 64 desde que aqui chegou esta em desvio de finalidade, nunca foi utilizado para apoiar a agricultura familiar, foi integrado à frota da secretaria municipal de obras e esta se acabando no atendimento a outras finalidades. O mais interessante é que o veiculo ainda mantém o adesivo com os dizeres: “Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo Federal BRASIL, País rico é país sem pobreza”. É O FIM DA ROSCA!

Retirada das famílias

Fonte: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Verifique também

Vereador Professor Hermes solicitou junto ao Prefeito Wéliton a prorrogação do prazo de requerimento para isenção do IPTU para pessoas acima de 60 anos

O Vereador Professor Hermes (PROS) solicitou ao Poder Executivo, com ofício enviado nesta segunda-feira (19), …