quarta-feira, abril 21, 2021

[VÍDEO] VÂNDALOS QUE ATACARAM A APAE EM ESPIGÃO DO OESTE FORAM DETIDOS PELA POLÍCIA CIVIL, CONFIRA A ENTREVISTA COM O DELEGADO RAFAEL C. DOURADO.

O Delegado de Polícia Civil de Espigão do Oeste, Rafael Costa Dourado, concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, para falar sobre os trabalhos de investigação e solução de alguns crimes ocorridos no município nas últimas semanas. Segundo o Delegado, os índices de furtos e roubos tem crescido nos últimos na cidade nos últimos meses.

 

Homicídio

Em razão de um suposto furto de motocicleta, três indivíduos foram até um espetinho onde a vítima se encontrava, no bairro Jorge Teixeira, na data do dia 06 de setembro, quando a abordaram, levado-a até o outro lado da rua, sendo lesionada e sofrendo um golpe de faca. A vítima, Isaac, saiu correndo do local com rumo ignorado, não chegando ao conhecimento da polícia seu falecimento.

O homicídio foi constatado apenas na tarde do domingo, dia 09 de setembro, quando foi encontrado um corpo no bairro Vista Alegre, na região aos fundos da UNISP. A Polícia Militar registrou o caso, e na ocasião encaminhou até a delegacia vários suspeitos de participação no crime. Durante o interrogatório três conduzidos acabaram confessando autoria.

Confessaram terem praticado o crime, Walisson, Aparecido e Donizete, sendo o último o autor da facada. Como não havia flagrante e mandado de prisão, no decorrer da semana, foi representado pelo delegado Rafael pela prisão preventiva e os autores presos e o inquérito foi relatado e encaminhado ao judiciário para os procedimentos penais.

Os três foram indiciados por homicídio qualificado.

Furtos

A Polícia Civil, através da equipe do Sevic intensificou investigações acerca de crimes de furtos em razão do aumento dos crimes dessa natureza na cidade. Foi representada pela prisão preventiva de dois indivíduos. Um dos representados foi preso na cidade de Ji-Paraná sob acusação de autoria de três furtos, sendo inclusive autor de um furto onde foi subtraído um TV no bairro São José, que foi restituída a vítima.

O segundo preso foi um antigo conhecido da Polícia de Espigão do Oeste, conhecido pela alcunha de “Fernandinho”, este preso nesta comarca pela autoria de dois furtos.

Os indivíduos foram presos, os procedimentos foram finalizados e encaminhado para o judiciário para que sejam penalizados.

Vandalismo na APAE

 Na manhã da última segunda-feira,16 de setembro, servidores da Escola Caminho de Luz, APAE de Espigão do Oeste, foram surpreendidos ao presenciarem uma cena de destruição nas dependências da instituição.

A Polícia Civil foi foi informada sobre o caso, onde o Sevic foi acionada para realizar investigação sobre o caso.

O Serviço de Investigação e Captura da Polícia Civil identificou os autores do vandalismo, onde participou da ação uma criança de 11 anos, dois adolescentes de 13 anos e outro de 14 anos.

A Polícia ouviu, até o momento, dois dos envolvidos que disseram ter invadido o local para tomar banho de piscina. Em seguida foram para a cozinha onde começaram a jogar ovos um no outro e que culminou em todo ato de vandalismo.

A Polícia iniciou o ato de apuração infracional em desfavor dos três adolescentes e assim que finalizado, será encaminhado ao Ministério Público para a aplicação da medida socioeducativa.

Segundo Rafael Costa Dourado, a Polícia investiga sobre a possibilidade dos vândalos da APAE serem autores de outro fato no mesmo modus operante ocorrido na Escola Cléria a alguns meses atrás.

Responsabilidade dos pais

Criminalmente os pais não podem ser punidos pelo vandalismo cometido pelos filhos, porém a APAE poderá e deverá ingressar com ação de ressarcimento contra os pais dos envolvidos.

Orientação do Delegado

A Polícia realiza trabalho de identificação de adolescentes em atos infracionais, mas verifica que falta a autoridade de pai dentro de casa. É necessário que os pais passem a participar da educação dos filhos, sem transferir a responsabilidade para escola.

A responsabilidade de educar filho não é da escola, de igreja nem da sociedade e tão pouco da Polícia.

Fonte: Edsson Ulling

Verifique também

Vídeo de pescador fisgando pirarucu de 2 metros em Rondônia repercute em todo Brasil

Se não tivesse filmado, a história de Fábio Fregona não passaria de mais uma história …