domingo, fevereiro 28, 2021

Vêm aí os discos Ultra HD Blu-Ray com vídeo 4K

20150806132500_660_420Depois de CDs, DVDs e Blu-rays, um novo formato de mídia está chegando. A Blu-Ray Disk Association anunciou hoje que começará a licenciar o formato Ultra HD Blu-Ray a partir do dia 24 de agosto. Eles devem estar disponíveis para os consumidores até o natal.

Os discos Ultra HD Blu-Ray oferecerão imagens em resolução 4K, HDR (High Dinamic Range, que deve melhorar o contraste e as cores das imagens) e taxas de reprodução de até 60 quadros por segundo. Enquanto os Blu-Rays tradicionais permitiam uma taxa de transmissão de áudio e vídeo de 54 Mbps, os UHD Blu-Rays oferecerão 128 Mbps.

O novo formato também utilizará cores em 10 bits, vídeos codificados no padrão H.265 e suporte para novos padrões de áudio, como DTX: X e Dolby Atmos. Os discos estarão disponíveis em capacidades de 50GB, 66GB e 100GB.

Outra nova funcionalidade dos discos é chamada de “digital bridge”, ou “ponte digital”. Ela permitirá que os UHD Blu-Rays tenham as opções “copy” ou “export”. “Copy” permitirá que a mídia contida no disco seja copiada para outro dispositivo, enquanto “export” possibilitará a exportação de uma versão em qualidade menor da mídia, voltada para dispositivos móveis.

Compatibilidade

Para ter acesso a essas vantagens, no entanto, os consumidores precisarão de um aparelho compatível com esse novo formato. Os leitores de UHD Blu-Ray também devem estar disponíveis durante o príodo do fim do ano. Todos eles precisarão ser capazes de ler também discos Blu-Ray tradicionais.

Os dispositivos também precisarão oferecer saídas de vídeo no padrão HDMI 2.0a. A Blu-Ray Disk Association afirma que eles devem custar de duas a tres vezes mais que os aparelhos de Blu-Ray atuais. No entanto, os discos em si deverão ter o mesmo preço, segundo a associação.

Ainda não se sabe se os consoles Playstation 4 e Xbox One poderão ler o novo formato de Blu-Ray. Embora eles sejam capazes de transmitir vídeo em 4K e tenham compatibilidade com os codecs necessários, é possível que o licenciamento para o novo formato enfrente problemas internos com a Sony e a Microsoft.

Fonte: OlharDigital

Verifique também

Em Vilhena, homem leva tiro após revelar desejo de transar com mulher de amigo

Um homem foi baleado durante uma discussão motivada por ciúmes na noite deste domingo, 21 …