segunda-feira, março 8, 2021

Windows 95 faz 20 anos; relembre como funcionavam PCs antigos

O lançamento do Windows 95 pela Microsoft completa 20 anos nesta segunda-feira (24). Após duas décadas, os computadores e sistemas operacionais mudaram bastante, principalmente quando o assunto é processamento e memória. Relembre a história da plataforma de Bill Gates e Paul Allen que vendeu sete milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Veja também quais eram as configurações mínimas para rodar o Windows e confira os jogos e os programas nativos do software. GIF reúne todas as versões até o Windows 10 em apenas 15 segundos

Windows 85 foi lançado pela Microsoft em 24 de agosto de 1995 (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows 85 foi lançado pela Microsoft em 24 de agosto de 1995 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Origem

O Windows 95 foi um marco para o avanço dos computadores pessoais (Personal Computer). Lançado em 24 de agosto de 1995, os destaques do sistema operacional estão na introdução do Menu Iniciar e da barra de tarefas (taskbar), que facilitam a usabilidade. O Menu fez tanto sucesso entre os usuários que foi foco de reclamações quando a Microsoft resolveu remover a tradicional função no Windows 8. O botão fixo no canto esquerdo e o menu retornaram redesenhados no Windows 10 apenas neste ano.

Microsoft tem como co-fundadores Bill Gates (à direita) e Paul Allen (à esquerda) (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft tem como co-fundadores Bill Gates (à direita) e Paul Allen (à esquerda) (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias em seu primeiro ano de lançamento. Considerando que o conceito de inclusão digital não era tão disseminado na época e muitas pessoas ainda não tinham computadores em casa, o sistema foi um grande sucesso entre quem já tinha uma máquina.

Configurações mínimas

Os computadores na metade dos anos 90 passavam longe da potência oferecida pelos atuais. Para a antiga plataforma funcionar a máquina precisava oferecer um armazenamento interno mínimo de 35 a 40 MB para atualizar para o Windows 95, e 50 a 55 MB para uma instalação limpa, dependendo da versão do sistema. A memória básica era de 4 MB, sendo recomendado manter 8 MB pela Microsoft.

Interface do Windows 95 (Foto: Divulgação/Microsoft)Interface do Windows 95 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O usuário precisava ter um PC com um processador 386DX ou superior. Em uma breve comparação, um PC atual mais básico vem com processador a partir do Intel Core i3, 2 a 4 GB de memória RAM e armazenamento interno de 256 ou 500 GB, sendo que 1 GB corresponde a cerca de 1024 MB.

Drives, jogos e programas

Os computadores mais modernos vinham com drive para CD-ROM e a maioria oferecia a entrada para os antigos disquetes quadradões, discos removíveis com armazenamento a partir de 1,44 MB. Entre os jogos incluídos no Windows 95 estavam os populares Campo Minado e games clássicos de cartas, como Solitaire, FreeCell e Hearts. Tudo em uma interface simples, em 2D.

Lançamento do Windows 95 apresentado por Bill Gates em evento (Foto: Divulgação/Microsoft)Lançamento do Windows 95 apresentado por Bill Gates em evento (Foto: Divulgação/Microsoft)
Entre os programas, estavam os básicos como Calculadora, Bloco de Notas, Paint e WordPad, que resistem até hoje em todos os computadores com Windows em versões renovadas. Alguns modelos também vinham com o programa Personal Organizer and Hoyle e Outlook Express incluídos.

Fonte: techtudo

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente a baixo

Verifique também

Em Vilhena, homem leva tiro após revelar desejo de transar com mulher de amigo

Um homem foi baleado durante uma discussão motivada por ciúmes na noite deste domingo, 21 …